Nesse artigo vou começar te fazendo a seguinte pergunta.
Qual o resultado que você quer entregar ? Você está usando a tinta certa para isso ?
A resposta para essa pergunta depende de algumas coisas básicas sobre tinta e papel.
Existem papeis que são bons para um tipo de material, e não tão bom assim para outros. Assim como existem tintas sublimáticas que são boas para alguns tipos de materiais e não tão boas para outros.
Falando de tinta sublimática, existem algumas que são voltadas para área têxtil, e outras que possuem mais resolução, e são voltadas para a fotografia e imagens menores ( mais detalhadas ).
Geralmente as tintas voltadas para área têxtil são mais baratas.
São usadas em plotters, grandes volumes de impressões e impressões grandes, sem necessidade de muita resolução.
Por exemplo, você consegue visualizar muito mais resolução ( definição ) numa imagem estampada numa caneca, que a mesma imagem numa camisa.
Eu diria que a escolha da sua tinta vai depender do preço e da qualidade do produto que você pretende entregar.
Certa vez um cliente me falou que a tinta SUBjet era cara. Na verdade alguns clientes tendem a afirmar isso. E o que costumo me perguntar quando isso acontece, é que se estes clientes sabem o que estão dizendo ou simplesmente estão comparando duas coisas completamente diferentes. E 100% das vezes é a segunda opção.
Alguns clientes sabem da qualidade da tinta que estão comprando e usando, outros não. As vezes compram por que alguém indicou, por que veio junto com a máquina, ou por que já veio na impressora, mas não sabem que se ele realmente usar essa ou aquela tinta na prática faz muita diferença.
E tem outra coisa, você só sabe se a qualidade final do seu produto sublimado está realmente muito bom ou não, quando você compara o mesmo produto feito por outra tinta e/ou com outro papel.
Sem comparar, na maioria das vezes, se a qualidade está boa ( satisfatória ), a pessoa tende a achar que já está otimizado e que não teria como melhorar mais. Depois que vê o mesmo produto sublimado com outra tinta, é que vai ver a diferença.
( O que acontece é basicamente como nesta foto acima, a pessoa “nasce e morre” achando que a qualidade do produto dela está perfeita, mas clica na imagem e vê ela no tamanho maior… tem muita diferença entre as duas imagens. – A imagem maior não está tão perfeita quanto a menor)
Vendo tinta sublimática há quase 15 anos. Conheço poucas pessoas que fazem isso. E se tem uma coisa que gosto de fazer em sublimação é testar. Principalmente qualidade de tinta. Por que eu sei que esse é o principal “tempero” do produto final. É a tinta que faz a mágica acontecer.
Falar sobre isso, acho que dava um livro, de tanta coisa que testo e tanto material que tenho desses testes. Mas quem sabe um dia.
Sempre que vou nessas feiras, uma das coisas que sempre faço, é pegar todos os panfletos, todas as amostras de produtos ( e tecidos ) estampados e os papeis previamente impressos… levar para a empresa, testar e depois comparar.
Eu testo bastante. E para que este artigo não fique muito cumprido; o resultado de todos esses testes é que essa tinta SUBjet é melhor em vários aspectos, que 90% de todas as tintas que testei. Os outros 10% tem mesma qualidade. Não achei uma melhor, ainda.
Na prática o que importa quando você for escolher a sua tinta, é basicamente uma única coisa;
Qual o resultado que você quer entregar para seu cliente?
E nem sempre a resposta é a melhor qualidade possível. E não tem nada de errado com isso,ok ?
Tem clientes que preferem usar uma tinta mais barata e entregar um produto com uma qualidade boa. Não ótima, mas boa. E tem muitos clientes assim.
E é por isso que vendemos ( na Provideo2004 ) também outras qualidades de tinta.
Mas se você quer entregar a melhor qualidade, então você precisa usar a melhor tinta e o melhor papel. ( A tinta certa e o papel certo. Nesse caso fazer foto-produto com tinta têxtil… não bate…)
Resumidamente costumo dizer o seguinte, qual produto você quer entregar ?
1) Uma Ferrari ? Então use SUBjet
2) Uma BMW ? Então use SUBjet DX5 ( para tecidos e plotters é como uma Ferrari também )
3) Um Ford Fusion ou um Vectra GT ? Então use Termojet
É claro que existem outras tintas muito boas por ai. Mas o que gostaria de passar é que se for fazer comparações, geralmente as mais caras são as melhores, e por melhor que seja o desconto, uma Ferrari não vai nunca custar o preço de uma BMW, muito menos de um Ford Fusion.
O que quero dizer também é que se você não quer entregar uma Ferrari, então você pode usar tintas mais baratas. Não tem problema nenhum.
Não posso garantir sobre outras tintas, mas essas outras opções que citei são muito boas. SUBjet DX5 (uma tinta voltada para área têxtil) e Termojet estão acima de 85% das tintas do mercado e são bem em conta.
Outra coisa sobre tinta, que já foi falado num outro artigo, é que as tintas geralmente possuem a menor contribuição no custo do produto. Ou seja, o que se gasta de tinta, geralmente é menos de 10% do custo do produto.
Bom, a dica é essa. Espero que tenha sido útil de alguma forma para o seu negócio.
Se quiser receber mais dicas, basta colocar seu e-mail no canto superior direito deste blog. Coloque o e-mail, depois acesse sua conta de e-mail e confirme no link. Só assim tenho certeza que você é você mesmo, e só assim sei que ninguém está colocando o e-mail de outra pessoa aleatoriamente. Pois não quero ficar enviando essas dicas para quem não tem interesse em recebe-las. Definitivamente.
Gostou da dica ?