Nesse artigo, vou te mostrar uma das formas de se evitar o efeito fantasma e ainda otimizar seus resultados ao prensar tecidos.
É uma dica bem simples, acredito que muita gente já faz isso, uns até mesmo sem saber o real motivo, e outros talvez ainda não façam.
Trata-se de pre-prensar o tecido antes de fazer a prensagem.
Existes três motivos básicos para isso. O primeiro motivo é que alguns tecidos podem encurtar ao serem submetidos ao calor.
E isso pode resultar em deixar fantasmas na imagem. Ou seja, a medida que o tecido aquecendo, a tinta vai sendo aquecida também e consequentemente vai evaporando e sendo sublimada.
Como o tecido vai encurtando, ao final do processo, a tinta que deveria estar alinhada com um tamanho de tecido inicial, será transferida para um tecido menor ( encurtado ) ocasionando o efeito fantasma.
Essa é uma das causas que podem gerar o efeito fantasma num tecido.
Ao ser pré-aquecido antes de ser prensado. O tecido será encurtado.
E ao ser então prensado com a imagem, não sofrerá mais o encurtamento.
A pré-prensagem, pode ser algo em torno dos 200 graus ( ou qualquer que seja a temperatura que você utiliza para prensar o tecido ), porém por apenas 4-5 segundos.
O segundo motivo é que ao ser pré-prensado antes, o tecido perde a umidade, fica mais bem preparado para receber a imagem a ser sublimada.
E o terceiro motivo é para retirar algum vinco ou amassado do tecido.
Deixar ele bem lisinho, bem esticadinho para receber a imagem.
Nesse caso, como não há imagem a ser sublimada durante a pré-prensagem, não precisa colocar o papel de proteção por cima do tecido.
Se você sempre usa o papel de proteção nas prensagens com imagens anteriores, com certeza a chapa da sua prensa estará limpa, e não terá nenhum problema ao pré-prensar o tecido sem o papel.
Bom, a dica é essa, sempre faça a pré-prensagem do tecido antes de prensa-lo definitivamente.
Com isso você evita o efeito fantasma e garante um melhor resultado final
Se quiser receber mais dicas, basta colocar seu e-mail no canto superior direito deste blog. Coloque o e-mail, depois acesse sua conta de e-mail e confirme no link. Só assim tenho certeza que você é você mesmo, e só assim sei que ninguém está colocando o e-mail de outra pessoa aleatoriamente.