Ultimas Noticias
Prensa Térmica Para Sublimação 220v ou 110v ? O Que Olhar na Hora de Usar, Instalar ou Comprar.

Prensa Térmica Para Sublimação 220v ou 110v ? O Que Olhar na Hora de Usar, Instalar ou Comprar.

Uma dúvida comum ao comprar uma nova prensa térmica é…
Minha casa, meu escritório, minha empresa não tem a fiação 220v.

E agora…
Compro uma prensa térmica para sublimação 220v ou 110v ?

A principal função de uma prensa térmica, é converter energia elétrica em calor. É isso que esses equipamentos fazem.

Ou seja, eles utilizam como matéria prima para gerar o calor, a energia elétrica.

Prensa Termica 220v ou 110v - Sublimação | Maquina de estampar camisaPor conta disso, esses equipamentos térmicos consomem muita energia. Eles não funcionam como um aparelho de DVD, uma televisão ou um liquidificador, por exemplo.

A forma como eles funcionam e consomem energia, se parece mais com um chuveiro elétrico ou um ar condicionado.

Na maioria das casas, a instalação elétrica de um ar condicionado ou de um chuveiro elétrico, é feita separadamente. Provavelmente deve ter um disjuntor separado no seu quadro de luz, só para o chuveiro. E outro só para o ar condicionado.

Prensa Termica 220v ou 110v - SublimaçãoE é dessa forma que deve ser feito a instalação elétrica de sua prensa térmica. Com um disjuntor separado, uma fiação separada e uma tomada adequada. Ou seja, uma instalação totalmente separada das demais instalações da sua casa, escritório, ou empresa. Um disjuntor separado para esse circuito elétrico.

Um outro ponto importante sobre equipamentos que consomem muita energia é que eles funcionam melhor quando fabricados para correntes 220v. Dizendo de uma outra forma, equipamentos 220v são os mais indicados, recomendados para se trabalhar com volume maior de energia.

Por que você acha que aquelas máquinas enormes industriais são 330v ? Por que se fossem 220v ou 110v elas não aguentariam o volume de energia que é necessário, para fazê-las funcionarem. E em alguns casos o dia todo, sem parar.

Então, já que vai ser necessário e importante para a sua segurança física e também do seu equipamento, fazer uma instalação elétrica adequada e separada para a sua prensa, porque não já fazê-la 220v ?

Para você ter uma ideia, uma prensa térmica para sulimação, ou uma maquina de estampar camisa até tamanho 40x60cm consome aproximadamente 1250W – 1600W.

Uma prensa 3D que possui duas resistências consome 2.600W.
Uma maquina de estampar canecas ou prensa de caneca padrão consome aprox. 300-400W

No caso das prensas menores que consomem menos energia, como uma maquina de estampar canecas, seja aquela mais simples padrão ou até mesmo aquelas 4 em 1 não é muito necessário que seja 220v.

Outro ponto importante é que sendo 110v, 220v ou bivolt, é sempre recomendado que tenha na sua instalação elétrica o fio terra. Ou seja, que esteja instalado numa “rede elétrica aterrada“.

Prensa Termica 220v ou 110v Por fim, porém não menos importante essas prensas térmicas devem ser conectadas à rede elétrica da mesma forma como você faz com a sua geladeira. Ou seja, basta encaixar direto na tomada sem estabilizador algum.

Não se usa estabilizador  para ligar a prensa térmica na rede elétrica. A menos que sejam modelos bem potentes e nesses casos são bem caros também. E específicos para esses tipos de equipamentos. O que vai te oferecer a segurança necessária é o conjunto; disjuntor, fiação e tomada adequada.

Na minha opinião o melhor modelo de prensa térmica para sublimação é o 220v bem instalado. Instalado adequadamente.

Não custa caro fazer essa instalação elétrica da forma correta. Geralmente qualquer técnico eletricista sabe fazer isso e  não cobram caro. Acredito que a compra da fiação, tomada, disjuntor e serviço técnico custariam algo em torno de R$ 50,00 – R$ 100,00. Isso vai proporcionar segurança. Tanto para seu equipamento quanto principalmente à sua saúde e integridade física.

Então é isso.

Espero que esse artigo tenha sido de valor para você e para seu negócio.

Eu acredito 100% que nós empreendedores temos a força necessária para contribuir com o que se requer para vivermos num país melhor.

Se quiser compartilhar seus resultados ou fazer algum comentário, segue mais abaixo do post, o campo que te oferece essa possibilidade. De fato é com base no seu comentário que fico sabendo exatamente como posso contribuir com uma dica ou artigo que seja realmente relevante para você.

Se Cadastre na lista de Sublimacao Se quiser receber mais dicas, basta colocar seu e-mail no canto superior direito deste blogColoque o e-mail, depois acesse sua conta de e-mail e confirme no linkSó assim tenho certeza que você é você mesmo, e só assim sei que ninguém está colocando o e-mail de outra pessoa aleatoriamente. Pois não quero ficar enviando essas dicas para quem não tem interesse em recebe-las. Definitivamente.

15 comentários

  1. Miguel Barros

    Salve Ninja!
    Parabéns pelo seu post. Muito esclarecedor. Tenho uma dúvida. Ganhei uma prensa de voltagem 127v, contudo, moro em um estado (PE) que a tensão é 220v. Pensei em conectar a minha prensa com uma chapa 40×38 da XXXXX em um estabilizador de 1kva com modo isolador e tomada tri-fásica. É funcional? Pode ser?

    • Ninja da Sublimação

      Fala Minguel ! Obrigado pelos comentários e por sua participação. Se eu fosse você, procuraria converter isso direto no quadro mesmo, puxando uma corrente 110v, ou trocava a prensa para uma 220v o que seria ainda melhor. O que você colocou é funcional, vai funcionar, mas não é a melhor opção ! Abs

  2. Marcos Santos

    No meu caso todas minha máquinas são 110, seria melhor ter djuntores só para elas ?

    • Ninja da Sublimação

      Fala Marcos, Sim. Claro. O disjuntor é que vai segurar qualquer “pico de energia” que der na corrente elétrica!

  3. Bom dia! Parabéns pelos posts!
    Cara, eu comprei uma prensa 110V, a corrente na minha casa é o padrão 127V. Colocando um disjuntor exclusivo para a prensa, ainda sim é possível que eu tenha problemas pra alimentar a máquina?

    Desde já, agradeço!
    Grande abraço!

    • Ninja da Sublimação

      Fala Caio! Obrigado pelo retorno, pelos comentários e pela confiança. 110v e 127v é quase a mesma coisa… ( tipo seis ou meia dúzia )…. o mais importante é a instalação elétrica, o disjuntor correto, fiação correta e tomada correta. Fazendo isso, você e sua máquina estarão seguros ! Abs

  4. luciene buarque

    comprei uma prensa para canecas e ela veio exclusivo para 110v e eu moro em AL e é 220v posso usa transformador.

    • Ninja da Sublimação

      Ola Luciene, A princípio, prensa de caneca, não teria problema usar um transformador, pois geralmente elas não consomem tanta energia, quanto uma prensa plana por exemplo. Um transformador de 2000va ou 3000va(melhor ainda) pode resolver. Mas é melhor você perguntar isso para quem te vendeu a máquina.

  5. fernando souza da silva

    fernando silva

    boa tarde eu comprei uma prensa termica 220v e na minha casa é 110v qual a melhor opçao nesse caso
    o meu relogio da casa é monofasio .
    desde já agradeço

    • Ninja da Sublimação

      Ola Fernando, Seu caso é o mesmo da Ana, O mais certo é mandar fazer logo uma instalação 220v, ligar para a empresa de energia da sua cidade e solicitar o bifásico e depois instalar o disjuntor separado, Mas se não quiser fazer isso, nesse caso o mais recomendado é procurar o fabricante ou a empresa que te vendeu a máquina. Uma coisa certa é colocar um disjuntor separado para sair o 110v, depois colocar um transformador de pelo menos uns 3.000VA na saída desse transformador, colocar outro disjuntor 220v. A amperagem dos disjuntores você precisa perguntar onde comprou a máquina, ou deve ter essa informação no manual dela. Abs

  6. Olá. Eu tenho uma máquina plana , mas a voltagem dela é 110 v e aqui em AL é 220v.
    Nesse caso se eu colocar o disjuntor ele já vai sozinho converter a energia ou eu preciso colocar algum outro equipamento?

    • Ninja da Sublimação

      Ola Ana, Nesse caso o mais recomendado é procurar o fabricante ou a empresa que te vendeu a máquina. Uma coisa certa é colocar um disjuntor separado para sair o 110v, depois colocar um transformador de pelo menos uns 3.000VA na saída desse transformador, colocar outro disjuntor 220v. A amperagem dos disjuntores você precisa perguntar onde comprou a máquina, ou deve ter essa informação no manual dela. Abs

  7. Olá ninja ,estou lendo alguns posts sobre sublimação ,eu li suas dicas sobre voltagem que até então não tinha lido nenhum.foi muito útil p mim.obrigada.comecei ontem a pesquisar sobre sublimação e estou achando interessante pois eu e meu marido estamos cansados de padaria rsrsrsrrss queríamos algo novo.se puder mande nos sIm mais dicas .obrigada e sucesso.abraço.

  8. Jaqueline Torres

    ola ninja, adorei o blog, achei as dicas interessantes. Tenho vontade de adquirir uma maquina para fazer tudo havia pensado na 8 em 1 mas depois das suas dicas vou pensar melhor. gostaria de dica sobre quais as melhores marcas no caso da plana e da 4 em 1 ou 6 em 1. obg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com