Ultimas Noticias
Perfil de Cor para Sublimação| O que você precisa saber na prática.

Perfil de Cor para Sublimação| O que você precisa saber na prática.

Perfil de Cor para Sublimação – Esse assunto está se tornando cada vez mais presente dentro dessa área de sublimação,( o que eu considero ser um ótimo sinal – sinal de que as pessoas estão se importando com a qualidade dos produtos que produzem ) e por conta disso resolvi escrever esse artigo para esclarecer algumas coisas.

Esse é um tema bem amplo,mas vou ser efetivo para não deixar o post muito grande.

Resumidamente o que você precisa saber é que;

  1. Perfil ICC para Sublimação ou Perfil de Cor para SublimaçãoSeu monitor apresenta as cores que você enxerga utilizando o sistema de cores ( baseado em luz ) chamado RGB. Basicamente todas as cores que você está enxergando agora, ao ler este artigo, é uma variação de intensidade de luz Red(vermelha ) Green(Verde) e Blue(Azul). Cada minúsculo pontinho na tela é formado pela variação e mistura desses 3 feixes de luz (cores).
  2. Perfil ICC para Sublimação Provideo2004Sua impressora apresenta as cores que você enxerga no papel, utilizando o sistema de cores ( baseado em tinta ) chamado CMYK (Cyan – ciano, Magenta, Yellow – amarelo e BlacK -preto). Da mesma forma que no RGB, cada pontinho que compõe a imagem impressa é o resultado da mistura das tintas sublimáticas (que estão no seu tanque de tinta ou cartucho) Ciano, Magenta, Amarelo e Preto.
  3. Todas as cores possíveis resultante da mistura de luz RGB não podem ser reproduzidas ao se misturar as tintas CMYK.Ou seja, seu monitor apresenta cores que sua impressora não vai conseguir imprimir.

Agora vem um outro ponto;

  1. O sistema de cor RGB identifica todas as suas possíveis cores através de um número.
    Por exemplo a cor preta é 0,0,0 (R=0,G=0, B=0 ). Ou seja o feixe de luz R ( vermelho ) apagado, o G(verde) apagado e o B (azul apagado). Todas os 3 feixes luzes apagados, para um determinado pontinho da tela,  vai te mostrar a cor preta. Assim como o branco são todas as luzes acesas no máximo 255,255,255
  2. Todas as outras cores possíveis no RGB são variações dessa combinação. Por exemplo; 255,0,1 ou 255,255,0 ou 1,2,3 ou 50,90,255 ou 10,10,10 ou 36,12,89, ou 15,255,0 e assim por diante. Cada cor é representada por uma combinação dessas 3 luzes ( RGB ).
  3. Vamos chamar, apenas para efeito didático, que esses números representam a cor “nua e crua” tal como ela é de “a cor RGB absoluta“.  Sem interferência de nada, nem de pontos de vistas,  nem de equipamentos, de nada… É o que chamamos cores RGB padrão ( RGB ou sRGB – do inglês standard RGB ).

Agora vem outro ponto;

  1. As cores que você está enxergando na tela do seu monitor, tablet, celular não é  “a cor RGB absoluta pois a tonalidade de uma cor que você vê na tela depende por exemplo do brilho, contraste, vivacidade, matiz… que você configura manualmente ou em alguns casos nem configura – deixa do jeito que vem de fábrica. A tonalidade da cor na tela (no monitor) depende do equipamento em si também. Do material da tela; do vidro, se é LED, Amoled, LCD…. tudo isso diferencia e contribui para o resultado final da tonalidade de cada cor mostrada. As cores que são apresentadas na tela de um ipad, não são obrigatoriamente as mesmas quando exibidas num tablet da Samsung por exemplo.
  2. Existem diversos fatores que influenciam para distorcer ou modificar a tonalidade da cor na tela.
  3. Resumindo, se o seu monitor não estiver calibrado, não tem como você saber se a cor que está vendo, é realmente a cor RGB absoluta.

Sublimação ExtraordináriaEntão, surge a pergunta que vale “um milhão de dólares!”;

 

Como fazer para garantir que a estampa vai sair na “cor RGB absoluta” ?
– É aqui que entra o Perfil ICC ( ou perfil de cor para sublimação ).

 


Uma das funções do Perfil ICC
é garantir que a sua estampa vai sair com “a cor RGB absoluta“. Ou seja, o perfil icc vai traduzir e ajustar cada pontinho de cor que estiver impressa no papel, de forma que ao ser estampado o resultado seja a “cor RGB absoluta“. Também conhecida como a cor RGB padrão ou sRGB.
Perfil_ICC_Sublimacao_003_600x300

Porém existem 6 fatores que influenciam na produção do perfil.

  1. A tinta utilizada –  A depender da marca, características e qualidade da tinta a tonalidade das cores impressas será de um jeito ou de outro.
  2. A impressora – Cada impressora enxerga uma determinada cor de um jeito. Se você imprimir um  quadrado magenta numa EPSON T25 e numa CX4900 usando a mesma tinta original da Epson em ambas vai perceber que existe diferença na tonalidade.
  3. O papel – A textura e o branco do papel influenciam. Se o papel é resinado, se não é…
  4. O processo de impressão usado – As configurações que você utilizou ao imprimir o papel
  5. O processo de sublimação – Se você rasgar uma impressão no meio e estampar uma metade com 200C e 20 segundos e a outra metade com 200C e 60 segundos, vai perceber que existe diferença na tonalidade das cores.
  6. O substrato – O branco de uma caneca, não será necessariamente igual ao branco de um azulejo. Ou por exemplo o branco de um squeeze, ou do tecido, chinelo, de um porta retrato de vidro. Todas essas variações de substrato interferem na tonalidade da cor final estampada.

Grau de perfeiçãoA depender do grau de precisão e exatidão que você vai querer na tonalidade da sua “cor RGB absoluta” estampada, todos esses fatores precisam ser cuidados, gerenciados, administrados para que se consiga o resultado milimetricamente preciso.

Se um desses 6 fatores mudar depois de produzido o perfil, a tonalidade exata e precisa das cores, pode alterar.

E na sublimação em geral ???

Na maioria dos casos, e a depender do que você considera como aceitável, ao se mudar de uma impressora para outra, ou de um substrato para outro, pode ser que o resultado com o perfil seja satisfatório, seja “ok”, seja positivo, válido !

***O que não funciona é usar o perfil feito para uma tinta, em uma impressora com outra marca de tinta. Nesse caso, as cores vão sair totalmente distorcidas.

Outro ponto sobre o perfil icc para sublimação;

  1. A Epson é uma grande empresa. Uma das maiores e mais respeitadas que conheço quando se fala em qualidade de impressão. Eles investem muito nisso. Qualidade de impressão faz parte dos propósitos da empresa. Basicamente eles vivem para isso. Eles jogam para ganhar nesse jogo!
  2. Se você utilizar os produtos originais da Epson, tinta, papel e perfil original vai ter um dos melhores resultados na sua impressão. Porém… não existe tinta sublimática original da Epson para impressoras pequenas ( tipo desktop ) e também não existem papel sublimático da Epson.
  3. Se você mandar imprimir no modo automático da impressora, o perfil de cor que vem original na sua impressora será o utilizado. Este perfil vai te proporcionar um melhor resultado em termos de vivacidade e saturação de cor (aquelas cores mais vibrantes).  Mas isso não vai te garantir uma grande fidelidade da cor. Pois você está usando uma tinta diferente da tinta que foi gerada o perfil e isso não funciona.

Perfil_de_Cor_Sublimacao_004_300x300Por tanto, não ter um perfil de cor para sublimação não é o fim do mundo! Você pode imprimir e sublimar perfeitamente com uma tinta sem perfil. Porém isso não vai garantir basicamente a fidelidade das cores que você enxerga na tela, com o que sai estampado no final.

Outra coisa é que uma tinta sublimática não é super boa, excelente, alta resolução e tudo mais só porque tem um perfil. Se o perfil for bem apurado, isso vai te garantir apenas uma fidelidade maior nas cores estampadas.

Aqui vai mais uma dica, que talvez te dê um pouco de conforto, se você sofre com isso. A cor cinza é a que eu considero a mais difícil de se estampar sem um perfil. E é normal que seu cinza saia amarronzado, ou avermelhado se você não usa o perfil, ou se a sua tinta não tem perfil. Isso se resolve com um perfil.

No próximo artigo vou falar sobre qualidade de tinta para sublimação. E apenas para que isso não gere muitos e-mails me perguntando qual a tinta que recomendo; a tinta  é a SUBjet Probulk. Não vou colocar link, pois a intenção não é fazer propaganda. Ela tem perfil icc também.

Espero que este artigo tenha sido útil para você e para o desenvolvimento do seu negócio.

Eu acredito 100% que um produto bem produzido, com a melhor qualidade possível, cores vibrantes, bem bonito, vende mais !

Se quiser compartilhar o que você achou desse artigo, se isso te interessa, se é um conteúdo relevante, ou fazer algum comentário, segue mais abaixo do post, o campo que te oferece essa possibilidade.

Se Cadastre na lista de Sublimacao Se quiser receber mais dicas, basta colocar seu e-mail no canto superior direito deste blogColoque o e-mail, depois acesse sua conta de e-mail e confirme no linkSó assim tenho certeza que você é você mesmo, e só assim sei que ninguém está colocando o e-mail de outra pessoa aleatoriamente. Pois não quero ficar enviando essas dicas para quem não tem interesse em recebe-las. Definitivamente.

27 comentários

  1. Apenas para deixar meu depoimento, eu tive exatamente esse problema.

    Duas impressoras, uma L110 e uma L355 com tintas compradas na empresa “taltaltal” de Porto Alegre, todas as estampas saindo mais escuras e o cinza saia roxo ou marrom. Essa empresa incompetente apenas me disse que o cinza era assim mesmo com sublimação, não tinha como ficar melhor.

    Entrei em contato com o Sérgio e ele me recomendou a tinta SUBjet da probulk.com.br, comprei 100mls de cada, troquei a tinta da L110, instalei o Perfil ICC que ele me passou e agora o cinza sai cinza e todas as outras estampas saem mais nítidas, mais claras, praticamente igual a cor que se vê no monitor.

    Então fica a dica, quem está com esse problema e não achou uma tinta adequada, podem confiar na SUBjet com o perfil ICC do Sérgio que não irão se arrepender.

    Além do produto de qualidade, o Sérgio me deu todo o apoio para chegar a um resultado excelente.

    Abraço,
    Diego.

    • Eu uso as tintas da Probulk, realmente me definem as cores exatamente como devem ser.
      Só estou encontrando um leve problema em achar o tom exato do cinza, mas nada como usar meus conhecimentos em html e transformar RGB Hexadecimal em Decimal…

      Valeu as dicas e ideias.

      Abraços!!

      • Ninja da Sublimação

        Fala Ralison ! Exato, se quiser encontrar o tom exato da cor depois de estampada, a melhor opção é fazendo o teste. E depois anotando o número da cor em RGB ou em HTML também ( como você citou ) Show de bola ! Abs

  2. newton pantoja coelho da silva

    Muito bom o artigo.Parabéns Sérgio.

  3. marco damasio

    bom dia, obrigado pelas informações que vão me ser de muita utilidade.

  4. Agradecemos todas as informações, espero que mandem mais
    Grato
    Koza

  5. Henrique Francisco Martins

    Muito obrigado Sergio, estamos buscando sempre melhor resultados para atendermos nossos clientes
    com o maximo de qualidade em sublimação.

  6. carlos alberto

    parabens Sergio pela sua dedicação e doação de seus conhecimentos para nos que trabalhamos com com o segmento de sublimação, são poucos ou muito poucos qu se propoe a ajudar neste area, muito obrigado memso e que Deus continue lhe abençoando e lhe proporcionando bençãos

  7. Muito obrigado por estas dicas, eu gostei muito de todas as dicas, pois creio que vão me ajudar, pois sou novo no ramo de sublimação, é muito bom ter alguém para ajudar nas horas mais difíceis. obrigado mesmo.

  8. Valero Junior

    Alguém tem o perfil de cores para Epson L355 para download? Valeu.

    • Ninja da Sublimação

      Fala Valero! Como vai? Tudo bem? Perfil de cor não é específico de modelo de impressora. É específico da marca da tinta. Se a marca da tinta que você usa hoje, não tem perfil, você precisa mandar fazer um ou comprar uma tinta que já tem perfil. A que recomendo é a SUBjet Probulk® – essa já vai com o perfil icc grátis. Abs

  9. Danillo Gusmão

    Estou passando pelo problema da cor cinza sair marrom, gostaria de obter essa tinta e perfil de cor icc, mas tenho uma dúvida: como faço para retirar a tinta que coloquei anterior (que está cheia) para poder usar essa nova? como limpar?

    • Ninja da Sublimação

      Fala Danillo, Tem um outro vídeo no Blog sobre isso. Por favor da uma olhada nos vídeos que tem mostrando… Abs

  10. Bom dia,Ninja da sublimação, você poderia me ajudar preciso do perfil icc da Epson l220. Você me envia por email por favor

    • Ninja da Sublimação

      Fala Viniciu! Como vai? Tudo bem? Perfil de cor não é específico de modelo de impressora. É específico da marca da tinta. Se a marca da tinta que você usa hoje, não tem perfil, você precisa mandar fazer um ou comprar uma tinta que já tem perfil. A que recomendo é a SUBjet Probulk® – essa já vai com o perfil icc grátis. Abs

  11. Tentei sublimar uma camiseta 100% poliester vermelha, com verde escuro, mas não saiu bem, ficou tipo cinza escuro. Como posso fazer

    • Ninja da Sublimação

      Fala Luiz, obrigado por sua participação! Exato ! Isso é sinal que você estampou tudo certo! Respondendo sua pergunta…”Como posso fazer?” e aqui vai a resposta, se vai fazer sublimação, quanto mais branco for o fundo melhor a qualidade, brilho, nitidez da estampa final. É a mesma coisa que pegar um lápis de cor e riscar em cima de uma cartolina escura, por exemplo… vai riscar, mas depois ninguém consegue ver nada direito… Abs

  12. Sergio, bom dia,
    estou tentando achar um Perfil de cores para a epson L375, mas não estou encontrando, gostaria de saber se tem algum ideia, ou conhece algum site para isso?

    Muito Obrigado

    • Ninja da Sublimação

      Fala Thiago! Como vai? Tudo bem? Perfil de cor não é específico de modelo de impressora. É específico da marca da tinta. Se a marca da tinta que você usa hoje, não tem perfil, você precisa mandar fazer um ou comprar uma tinta que já tem perfil. A que recomendo é a SUBjet Probulk® – essa já vai com o perfil icc grátis. Abs

  13. Olá, boa noite.
    Estou tendo o mesmo problema, a impressão esta totalmente infiel ao que vejo no monitor e acredito que o grande problema é a tinta de má qualidade.

    Já vou encomendar a minha na probulk mas onde encontro esse perfil ICC ??

  14. Olá . Muito obrigada pelas dicas.

  15. Bom dia, sou novato na sublimação, tenho medo que as cores saiam diferentes, posso confiar no artigo e comprar da probulk? no caso do cinza vou ter problemas?

    • Ninja da Sublimação

      Fala Renei! Obrigado por sua participação! Sim. Tão certo como 2 + 2 = 4. Seu cinza vai sair cinza. Há 15 anos é assim. Abs

  16. Texto sensacional mesmo um leigo no assunto como eu, percebe como funciona o perfil. Me ajudou demais.

  17. BoaTarde Como faço para comprar a tinta de vcs?
    Quero muito que as cores fiquem mais exatas…
    Tenho um epson L1300 eco tanque e quero trocar para
    tinta que vc recomenda… as vezes consigo o cinza as vezes não

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com