fbpx
Ultimas Noticias
O que é Sublimação para Personalização de Objetos ?

O que é Sublimação para Personalização de Objetos ?

Sublimação na sua forma mais elementar de definição, é um processo químico. É quando a matéria ( ou molécula ) passa do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado líquido.

Ninja da SublimaçãoO que é aquela sublimação que o pessoal usa para personalizar objetos como tecidos, canecas, camisas, capinhas de celular, azulejos, entre diversos outros itens?

Nesse sentido, a sublimação pode ser definida como um processo de impressão digital, muito parecido com a aplicação de transfer, mas singularmente diferente no processo químico em sí. Ou seja, sublimação é sublimação. Transfer é transfer. Conforme já descrevemos na primeira linha desse artigo; Sublimação é um processo molecular. E é por isso que é tão poderosa. 

Aproveitando a situação, gostaria de salientar outra coisa; Papel transfer é papel transfer, Papel Sublimático é outra coisa.

E para concluirmos essa definição; Sublimação é uma coisa, impressão é outra. Completamente diferente. E é por isso que a sublimação é extraordinária !

Qual a diferença da Sublimação para a Impressão ?
Aqui é que está o sentido maravilhoso da sublimação.

Ninja da Sublimação - Sublimação Fibras A impressão, tecnicamente falando, adiciona cor à superfície do substrato ( ou objeto a ser personalizado ). A sublimação é um processo de tingimento ( tintura ). A sublimação penetra e re-pinta o substrato abaixo da sua superfície. Ela re-pinta as fibras, ou os componentes do substrato.

 Em qual condição, acontece a Sublimação ?
A sublimação acontece quando a “tinta” ou a imagem já impressa é submetida a temperaturas próximas aos 200 C, e  é aplicado uma pressão suficiente para fazer a tinta penetrar na fibra do substrato que estiver em contato, por exemplo, na fibra do poliéster.

O resultado é um tingimento de alta resolução, alta definição, alta coloração e difícil de ser rachado, partido, quebrado ou descascado.

O que eu posso sublimar ?
O processo químico da Sublimação não ocorre com qualquer substrato. Ou seja, não serve para todo e qualquer material, ou tecido. Basicamente, e resumidamente, só serve em fibras de poliéster, ou tecidos sintéticos. Tecido de algodão não é tecido sintético.

Capinha Iphone 4 - Sublimação

Atualmente, a sublimação é considerada uma das melhores formas de se personalizar ( decorar ) objetos não têxteis, como placas de madeiras, placas de alumínio, canecas de vidro, canecas de cerâmicas, caneca mágica, canecas de plástico, capinhas de celular, azulejos, porta retratos de vidro, garrafas ou squeezes de alumínio, Chaveirinhos, entre outros… Em alguns casos, o próprio material já possui a condição necessária para ocorrer o processo de sublimação. Mas em outros casos,  precisa ser aplicado uma camada de resina de poliéster por cima de sua superfície.

Quanto melhor for a resina e quanto melhor aplicado esta resina no objeto, mais qualidade terá o item depois de sublimado.

4 comentários

  1. Cleuvanes e Rhanna

    A excelência de suas dicas são simplesmente fantásticas. Sua experiência nos transmite um verdadeiro aprendizado, nos dando segurança e confiança para empreender nossos negócios no mundo da sublimação. Obrigado Sérgio Andrei.

  2. Boa tarde, estou querendo começar no ramo da sublimação, porém a minha dúvida é quanto a impressora não sei qual modelo seria ideal para sublimação. Poderia citar modelos ?

    • Ninja da Sublimação

      Fala Tamara! Como vai? Tudo bem? Sublimação só serve em impressoras Epson® – O modelo da impressora que recomendo são as que tem o tanque de tinta, ou também conhecidas como Eco Tanque. ( Serie L ) Dentre essas a que recomendo no momento é a L375. Porém, tão importante quanto o modelo da impressora correto,é a marca da tinta que você vai colocar nela,é a tinta que vai representar os seus resultados e estampas. A tinta que recomendo, que tem bastante qualidade, alta resolução de imagens,vivacidade(“brilho”) e já vai com o perfil de cor grátis( o que vai te facilitar bastante quando a fidelidade das cores ), é a SUBjet Probulk® . Tem essa impressora já com essa tinta nesse link aqui ( http://www.probulk.com.br/impressoras/sublimacao/impressora-para-sublimacao-l375.html ) Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com