Ultimas Noticias
Como Abrir um Negócio de Personalizar Capa de Celular via Sublimação

Como Abrir um Negócio de Personalizar Capa de Celular via Sublimação

Nesse artigo vou procurar ser eficiente e objetivo para te mostrar de forma simples e direta, o que você vai precisar para abrir um negócio de personalizar capa de celular via Sublimação.

Então, basicamente você vai precisar entender duas coisas; As formas de se personalizar capinhas e os modelos disponíveis de capinhas para sublimação.

Atualmente existem diversas formas de se personalizar itens ( objetos ).

Como estamos falando de capinhas de celular, vamos então, apenas a nos referir às capinhas. Por tanto, existem diversas formas de se personalizar capinhas de celular.

personalizar capinha de celular
Entre elas temos o Silk Screen ( aquele processo que se passa o rodo numa tela vazada ), a impressão direta na capinha ( onde uma impressora plana, imprime diretamente em cima da capinha ), tem a tampografia ( um processo parecido com uma carimbada em cima da capinha ), temos a nossa querida sublimação ( na minha opinião a forma mais versátil e poderosa ), entre outros menos utilizados…
Como este blog é sobre sublimação, e na minha opinião, é o processo mais econômico, versátil e poderoso… vamos falar sobre como abrir um negócio de personalizar capa de celular via Sublimação.

Apenas para dar um respaldo à minha afirmação acima, o processo via silk, por exemplo, não compensa para fazer um item personalizado, apenas para um cliente. É muito custo, muito trabalho… Só seria interessante se fosse para fazer mil capinhas com uma mesma “arte“, por exemplo. Uma impressora que imprime direto na capinha, bem como uma máquina tampo gráfica é talvez algumas dezenas de vezes mais cara que um maquinário para sublimação.

personalizar capinha de celularE um outro ponto para endossar minha afirmação sobre a sublimação é que nesses outros 3 processos, como se trata de uma impressão superficial na capinha, se você raspar a impressão com algum objeto, ela vai soltar, arranhar ou descascar. Ao passo que na sublimação isso não ocorre ou em outros casos, só se raspar toda a resina do objeto junto.

Porém na sublimação precisamos que as capinhas sejam resinadas, ou apropriadas para serem sublimadas.  Ou seja, não é qualquer capinha que vai servir para ser sublimada.

Existem duas formas básicas de se estampar, personalizar ou sublimar capinhas de celular. Então você pode;

  1. Estampar Capinhas para Celular – Modelo 2D
  2. Estampar Capinhas para Celular – Modelo 3D

personalizar capinha de celular via SublimaçãoAs capinhas para celular 2D são aquelas que só podem ser estampadas na parte de cima. Ou seja, não se consegue estampar a lateral da capinha. Por exemplo algumas capinhas feitas com algum tecido 100% poliester ( como as emborrachadas ) ou que são forradas com tecidos de poliester, e as capinhas que são feitas de plástico ou borracha, e possuem uma plaquinha de metal em cima. Nesses casos, apenas a plaquinha é sublimável. O processo é estampar a plaquinha de metal e depois colar esta plaquinha estampada em cima da capinha. Nesses casos, as capinhas já vem do fabricante com um adesivo auto colante resistente e apropriado.

Para se estampar esses modelos de capinhas 2D você vai precisar de uma impressora com tinta sublimática (de preferência muito boa – A tinta que eu recomendo é a SUBjet Probulk® ), o papel sublimático e uma prensa plana. Esta também conhecida como Maquina para Estampar Camisetas, ou prensa termica para sublimação….

Exatamente ! A mesma prensa para estampar camisetas serve perfeitamente para estampar capinhas de celular 2D via Sublimação. E vice versa!

personalizar capinha de celular via SublimaçãoAs capinhas para celular 3D são aquelas que podem ser estampadas até a lateral. Ou seja, além de se estampar a parte de cima da capinha, pode ser estampado também as laterais. Nesse caso, além de você precisar de uma capinha que seja apropriada para sublimação, ela também precisa ser apropriada para sublimação 3D.

Os modelos pioneiros nesse tipo de sublimação 3D eram os modelos feitos em plástico. Porém atualmente esse modelo foi sendo aprimorado e hoje em dia o campeão de vendas, ou a febre do momento, são as capinhas em silicone transparente.

personalizar capinha de celular via SublimaçãoNo caso da Sublimação 3D em capinhas de celular, você vai precisar de uma impressora com tinta sublimática, o papel sublimático, uma prensa 3D e o molde ( ou ferramenta, acessório, suporte, qualquer que seja o nome ) para apoiar a capinha quando esta for aquecida. Como a capinha é de plástico ou silicone com o calor ( em média 200C ) elas deformam. O molde precisa ser específico apenas para cada modelo de capinha. Por exemplo, o molde da capinha do Iphone 6 não vai servir para estampar capinhas do Iphone 5.

 

Um outro ponto importante é que você vai precisar saber, ou entender um pouco sobre a criação da arte que será estampada. Ou seja, é fundamental que você tenha um conhecimento sobre ferramentas para se criar e imprimir as artes que serão estampadas depois. Se você quiser um treinamento mais avançado e profissional nessa área, não sei quando exatamente você está lendo este artigo, mas esse é o link do curso do Sergio Andrei ( no caso, eu…rsrsrs ) Se as vagas estiverem todas preenchidas, peço que coloque seu e-mail para que eu possa entrar em contato com você sobre as próximas vagas.

Eu acredito 100% que um produto bem produzido, com a melhor qualidade possível, cores vibrantes, bem bonito, vende mais !

Se quiser compartilhar seus resultados ou fazer algum comentário, segue mais abaixo do post, o campo que te oferece essa possibilidade. De fato é com base no seu comentário que fico sabendo exatamente como posso contribuir com uma dica ou artigo que seja realmente relevante para você.

Se Cadastre na lista de Sublimacao Se quiser receber mais dicas, basta colocar seu e-mail no canto superior direito deste blogColoque o e-mail, depois acesse sua conta de e-mail e confirme no linkSó assim tenho certeza que você é você mesmo, e só assim sei que ninguém está colocando o e-mail de outra pessoa aleatoriamente. Pois não quero ficar enviando essas dicas para quem não tem interesse em recebe-las. Definitivamente.

8 comentários

  1. Boa tarde.

    Primeiramente, parabéns pelo seu blog, estou começando agora neste ramo e suas informações ninja têm sido de grande valia para mim.

    Vejo alguns anúncios de capinhas flexíveis transparentes de variados preços e alguns vendedores dizem que elas não aceitam sublimação. Minha pergunta é: Se eu tiver o molde da capinha certa eu consigo fazer sublimação nestas capinhas que, a princípio, não poderiam? Poderia me indicar algum link que contenha estas capinhas para sublimação flexiveis tranparentes pra venda?

    Muito obrigado e parabéns mais uma vez.

    • Ninja da Sublimação

      Ola PH ! Como vai ?Tudo bem? Obrigado pelos comentários e por sua participação. Não são todos os itens que servem para sublimação. Por tanto, mesmo com o molde correto, se a capinha não é resinada, ou feita de um determinado tipo de material que aceita a sublimação, não será possível sublima-la. Você pode até tentar conseguir estampa-la de uma outra forma, com transfer, ou silk, ou pintando com um pincel…não sei…mas não vai “pegar” com sublimação. Infelizmente não conheço no momento um local para indicar. Obrigado por sua participação mais uma vez! Abs

  2. Heber Paulino dos santos

    gostei muito das dicas e esclarecimentos. aguardo mais informacões sobre sublimação.

  3. Gostaria de saber com impressora melhor para usar para sublimacao no caso nao encontro em nenhum lugar mais a Epson l 210 e a l355

    • Ninja da Sublimação

      Ola Thais! Essas impressoras já saíram de linha, o que tem agora é a L220 e L375. A diferença básica entre as duas é a velocidade de impressão que na L375 é um pouquinho mais rápida e essa tem acesso sem fio também. – Tão importante quanto o modelo da impressora é a tinta que você vai usar para representar seus trabalhos. A tinta que recomendo é a SUBjet Probulk, ela vai te permitir estampar com alta resolução, cores “vivas” além de ir com o perfil icc grátis, o que vai facilitar bastante na parte de fidelidade de cores estampadas. Abs

  4. Darlei Guimarães

    Olá,
    Minha dúvida é que você disse que não é qualquer capinha que pode ser estampada, e sim somente as resinadas.
    Mas também falou que as de plástico e silicone podem.
    Foi aí que não entendi.

    • Ninja da Sublimação

      Fala Darlei. Obrigado pelo contato e participação. Entendo… então… não é todo e qualquer plástico ou silicone que vai servir. Precisam ser resinados para sublimação ou de um tipo de plástico específico que serve. ( O plástico que vai servir são os que são feitos de 100% poliester ) Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com